Rua Afonso Furtado de Mendonça 421

Jd. Silvina Cidade - São Bernardo do Campo – SP

(11) 4338-5511

(11) 4339-4477

(11) 99635-8241

Fale conosco pelo Whatsapp

Termopares

A Thermocom Sensores é especialista desde 2001 na fabricação de termopares customizados que atendam às solicitações do cliente. Fabricamos termopares convencionais (metálico ou convencional) ou minerais.

Também oferecemos um serviço de dimensionamento de poços termométricos para prolongar a vida útil dos sensores em ambientes de alta pressão, corrosivos, com vibração e etc.

Os Termopares Thermocom são fabricados com alto padrão de qualidade em conformidades com as normas vigentes.

Os nossos consultores estão disponíveis para cotação, especificação e suporte a dúvidas. Entre em contato conosco através do link abaixo.

 

 

Como funciona um termopar?

Efeito Seebeck

Em 1821, Thomas Johann Seebeck descobriu que um circuito feito de dois metais diferentes, com junções em temperaturas diferentes desviaria o ímã da bússola. Seebeck inicialmente acreditava que isto devia-se ao magnetismo induzido pela diferença de temperatura. No entanto, foi rapidamente percebido que uma corrente elétrica que é induzida, que pela lei de Ampère desvia o ímã. Mais especificamente, a diferença de temperatura produz um potencial elétrico (tensão), que pode conduzir uma corrente elétrica em um circuito fechado. Hoje, esse efeito é conhecido como efeito Peltier-Seebeck.

Tensão produzida pelo efeito Seebeck

A tensão produzida é proporcional à diferença de temperatura entre as duas junções. A tensão de Seebeck não depende da distribuição de temperatura ao longo dos metais entre as junções. Este efeito é a base física para um termopar, que é usado frequentemente para medição de temperatura.

Veja como funciona através da figura abaixo.

Abir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Podemos Ajudar?